O que é o balcão 2020 de Vila Nova de Gaia



O Balcão 2020 constitui o ponto de acesso aos Programas Operacionais financiados pelos FEEI (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento) para todas as entidades que se pretendam candidatar a financiamento dos seus projetos. 

Encontram informações sobre os financiamentos disponíveis no período 2014-2020 e tudo o que deve saber sobre a apresentação da candidatura e acompanhamento do seu projeto nas suas diversas fases.



O acesso ao Balcão 2020 é simples e fácil!

O registo e autenticação no Balcão 2020 deve ser apenas efetuado se pretende apresentar candidaturas. 

Nesse caso é criada a sua área reservada, na qual poderá contar com um conjunto de funcionalidades, independentemente da natureza do projeto, a Região ou o Programa Operacional a que pretende candidatar-se, com destaque para:

-Submissão de candidaturas

-Registo de contratos e procedimentos de contratação pública

-Pedidos de pagamento/adiantamento,ou reembolso

-Pedidos de reprogramação

-Conta-corrente dos projetos

Município de Gaia prepara projetos de sensibilização para as questões do autismo


O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo  comemora-se a 02 de Abril. A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, iluminada de azul ,e o Cine-Teatro Eduardo Brazão recebeu uma gala. A iniciativa foi organizada em parceria entre o Município e a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - Norte.

Eduardo Vítor Rodrigues , Presidente da camara municipal de Gaia salientou na ocasião:

"Associamo-nos a um movimento internacional que sensibiliza consciências para uma causa muito específica. As questões do autismo merecem toda a nossa atenção. O Município prepara um conjunto de projetos e um conjunto de intervenções que podem vir a ser financiadas no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio"

A ideia partiu da Assembleia Geral das Nações Unidas, que criou o movimento "Light It Up Blue". Foram iluminados edifícios de todo o mundo e colocadas velas e balões em várias janelas.


 Em Gaia, a Câmara quer continuar com acções de sensibilização às causas do autismo.
 

Inauguração do ambulatório do hospital de Gaia


No Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho foi inaugurado um novo pavilhão ambulatório. Tratou-se de um investimento de 930 mil euros que diz respeito à 1ª fase de construção do novo hospital, sendo que a restante obra estará concluída dentro de poucos meses.

Na ocasião esteve presente o ministro Paulo Macedo, Silvério Cordeiro, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e o presidente da Camara Dr. Eduardo Vítor Rodrigues , que realçou que o arranque da obra "finalmente, ao fim de muitos anos, saiu do papel".

O autarca congratulou-se com o aumento da capacidade do novo ambulatório, uma vez que vai permitir a "dignificação e salvaguarda dos doentes".


O pavilhão  ambulatório contempla a consulta aberta de medicina interna, as unidades de insuficiência cardíaca, cuidados paliativos e doenças infecciosas e, ainda, os serviços de hematologia clínica, Imunoalergologia, oncologia médica e reumatologia. O pavilhão está em funcionamento desde o passado dia 13 de Março.

“É preciso preparar expulsão de Sócrates”

Manuel Maria Carrilho

O antigo Ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho defendeu esta terça-feira, em entrevista ao Diário de Notícias, que “é preciso preparar a inevitável proposta de expulsão de Sócrates do PS”, e esta deve partir de António Costa.”

Já a deputada Isabel Morreira não gostou destas afirmações e deu como resposta nas redes sociais, “nós no PS não brincamos à violência doméstica com os nossos militantes”, acusando Manuel Maria Carrilho de estar “desejoso de fazer esquecer ao mundo a lama de indignidade em que se enfiou” e, como tal, “pensa que produzindo lama se salva”, lembrando o episódio de violência doméstica entre Carrilho e a ex-mulher Bárbara Guimarães, descrevendo também Carrilho como o “homenzinho que acha que o PS devia expulsar Sócrates” e defende que “esta opinião arrotada não traz qualquer embaraço para o PS, mas para quem a arrota”.

Na mesma entrevista Carrilho disse ainda que “pensava que um indivíduo com as caraterísticas políticas e éticas de Sócrates não devia ser líder do PS e, muito menos, primeiro-ministro”.